Motivos para você viajar no final de semana

 

O que você costuma fazer no final de semana? Maratonas de séries de TV? Almoço em família? Noitada? Atividades do fim de semana são tão rotina quanto aquelas feitas de segunda a sexta. Por que então não aproveitar o sábado e o domingo para fazer algo diferente, desestressar e conhecer coisas novas?

 

Viajar não implica escolha de grandes destinos ou a duração de longos períodos. Passar a tarde em uma cidadezinha vizinha é tão viagem quanto duas semanas em Nova York. E segundo os cientistas, os benefícios mentais e físicos são proporcionais. Dá uma olhada:

 

Para relaxar

 

O simples fato de estar em um lugar diferente ao que se está habituado promove a queda da irritabilidade e do stress, bem como o aumento da sensação de bem-estar. É como se você deixasse para trás, mesmo que momentaneamente, todos os seus problemas.

 

Boa companhia

 

Viajar com amigos torna seus laços afetivos mais fortes. Se a viagem for em casal, esse benefício é ainda maior, já que são trabalhadas habilidades de comunicação e solidariedade.

 

Conhecer o novo

 

Conhecer coisas diferentes e aprender faz bem para o cérebro. E quando você está em um lugar novo, isso acontece o tempo todo. “Viajar desafia o cérebro com experiências novas e diferentes e isso é importante, pois promove a saúde do cérebro e cria resiliência“, explica o neurologista e pesquisador Paul Nussbaum.

 

Criatividade e produtividade

 

Estar em um lugar novo também torna você mais produtivo. Isso porque afastar-se de problemas de trabalho e da vida particular ajuda a enxergar novas soluções para eles. “Novas experiências aumentam a flexibilidade cognitiva e a interatividade do pensamento, a habilidade de tecer conexões entre coisas distintas”, explica Adam Galinski, professor e pesquisador da Columbia Business School e autor de estudos que ligam viagens ao aumento da criatividade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *